quarta-feira, 20 de julho de 2011

A VANGUARDA DA PEDIATRIA RORAIMENSE

Os pediatras do Hospital da Criança Santo Antonio insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho naquela Unidade Pública de Saúde sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, resolveram iniciar um movimento de conscientização da população com relação à grave situação pela qual passa o único hospital de referência em pediatria do Estado de Roraima.
O hospital da Criança Santo Antônio que passou a ser um marco na história da pediatria roraimense, prestando serviços de qualidade em todas as áreas do atendimento infantil, inclusive com a única UTI pediátrica do Estado e enfermarias adaptadas para pacientes indígenas, mergulhou numa decadência sem precedentes. Ali, também nasceu à primeira residência médica de Roraima, que foi criada para fixar no Estado os egressos da Faculdade de Medicina da UFRR, uma vez que a carência de pediatra era e continua grande.
Hoje existe uma insatisfação da maioria dos profissionais de saúde daquela Unidade, porém só os médicos têm enfrentado a situação, os demais profissionais têm tido receio, e com absoluta razão, de enfrentar os gestores por medo de perderem seus empregos. Depois de iniciado o movimento já foram demitidos sem nenhuma explicação plausível quatro médicos daquele hospital, o que nos faz suspeitar de retaliação, lhes tirando assim o direito constitucional de se expressarem livremente.
O Hospital da Criança, outrora motivo de orgulho para a população e para seus servidores, vem causando insatisfação à toda população com a falta de médicos, equipamentos, medicamentos, material cirúrgico e de laboratório. Os médicos da UTI pediátrica estão trabalhando sem o mínimo de parâmetros para manter estabilizados seus pacientes, pois, os monitores estão sempre com defeitos e nem todos os dias é possível fazer as gasometrias.
O movimento por melhores condições de trabalho começou timidamente e cresceu com a participação do Conselho Regional de Medicina de Roraima que tem estado ao lado dos médicos participando das reuniões e conduzindo da melhor forma possível este movimento de vanguarda dos jovens pediatras de Roraima.
Os pediatras se sentem inseguros durante suas atividades naquele ambiente de trabalho, porém não fizeram nenhum movimento grevista, por entenderem que a população não pode ser mais penalizada do que vem sendo, por isso, a forma encontrada foi denunciar a precarização do trabalho médico em todos os seus aspectos, bem como os riscos a que estão expostos aqueles profissionais, assim como os usuários daquele serviço de saúde infantil.
Fizemos alerta à população através de panfletagem, notas nos canais de TV, Imprensa Escrita, Site do CRM e Redes Sociais.
O movimento vai continuar até que se reverta essa grave situação. Na próxima semana, semana dedicada à pediatria, pelo dia do pediatra, intensificaremos nossas ações com uma semana de entrevistas e panfletagem.

*Wirlande da Luz       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFORMAR NOME E E-MAIL