quarta-feira, 13 de junho de 2012

SOBRE SAÚDE PÚBLICA — 1ª PARTE


O Governo Federal insiste em resolver os problemas da saúde pública de maneira errada; e o que é pior, pela visão politiqueira (politicante ou politicóide, como queiram)  e não pela visão técnica.

Se ouvisse figuras ilustres da medicina brasileira como, Dr. Adib Jatene e outros, em vez de meia dúzia de assessores que primam pela quantidade e não pela qualidade, talvez pudéssemos ter um pouco de esperança.

A Secretaria de Ensino Superior do próprio Ministério da Educação, sob a coordenação do Dr. Adib Jatene, realizou ao longo de dois anos um levantamento em que demonstrou que um grande número de escolas médicas existentes no Brasil não possui condições de oferecer a capacitação necessária aos seus alunos. 
Governo e Parlamentares (situação e oposição) têm que entender que saúde pública não se faz com abertura de novas escolas médicas. Que medicina é muito maior que um amontoado de médicos dentro de uma Unidade de Saúde sucateada. Que uma boa medicina não é feita apenas por médicos. Uma boa medicina, por conseguinte, a oferta de uma saúde pública de qualidade, requer todo um aparato que vai desde a recepcionista da Unidade de Saúde ao médico. Passa ainda, por todos os outros profissionais de saúde como: Enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e todos os demais profissionais que formam uma boa equipe de saúde.

Amanhã publicaremos a 2ª Parte. Aguardem.

Quem gosta, curti e compartilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFORMAR NOME E E-MAIL